A Câmara


Em 9 de maio de 1882, através a Lei nº 1364, a freguesia de Santo Antônio das Lavras, IV distrito de Caçapava do Sul, foi elevada a categoria de Município. A partir da emancipação politica inicia-se a história do poder legislativo de Lavras do Sul. No dia 28 de janeiro de 1883 os vereadores de Caçapava, em breve cerimonial, deram posse a primeira câmara do Município de Lavras do Sul.

A primeira Câmara Municipal foi formada pelos seguintes vereadores: Manoel Gomes Jardim, Vasco José de Souza Freitas, Miguel Redozino Meza, Galvão José de Souza, Fernando de Freitas Jacobson, Ubílio José Teixeira, Manoel de Macedo Neto, Secretário Ernesto Caetano.

Em setembro de 1886 foram eleitos por voto direto os seguintes vereadores: Francisco José Teixeira, Boaventura Xavier de Freitas, João Soares Leal Sobrinho, Orlando de Castro Ferreira, Miguel Redozino Meza, Vasco José Saraiva, Florêncio Teixeira de Carvalho.

Com a proclamação da republica em 15 de novembro de 1889, o governador do Rio Grande do Sul o Marechal do Exército José Antônio Correa da Câmara, Visconde de Pelotas, dissolveu as  Câmaras municipais e nomeou três membros para administrar os negócios dos municípios, as chamadas JUNTAS MUNICIPAIS e seus componentes de intendentes.

No período de 1891 a 1929 foram eleitos quatorze conselhos municipais compostos por cinco membros titulares. Após a revolução de 1930 os Conselhos Municipais foram extintos e criados os Conselhos Consultivos. O município de Lavras teve dois Conselho Consultivo.

No período da ditadura Vagas, em 1935, foram eleitos para a 1ª Câmara Municipal de vereadores de Lavras do Sul os seguintes vereadores: Randolfo Xavier, Dr. Arlindo Ferreira de Souza, Dr. Henrique Ribeiro Saraiva, Dr. Clóvis Itaqui Trindade, Darcy da Fontoura Brito, Januário de Freitas Simões e Severino Silveira.

A Câmara de Vereadores de Lavras do Sul realiza suas Sessões Ordinárias todas as segundas-feiras, a partir das 19h no Plenário Severino Silveira. A casa Legislativa é localizada na rua Adão Teixeira da Silveira nº 396, no centro de Lavras do Sul.






topo

Utilize o teclado para navegar.

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste